Industrial Style #1 – Materiais

Primeira lição sobre Industrial Style – Conheça os principais materiais e texturas.

Anúncios

Ao longo do mês de Março, no qual dedicamos a conhecer melhor o Industrial Style na decoração, recebemos algumas mensagens de leitores inspirados e determinados a recriar em casa esta decoração. As dúvidas foram muitas – “posso aproveitar o móvel da minha mãe?” –  “sou obrigado a ter uma parede de tijolos velhos ?!?” – “meu sofá não é de couro, tenho que trocar???” – foram muitas as perguntas e isso deixou-nos intrigado mas encarregados de “definhar” melhor este Style. 

 

Começamos com a determinação de materiais, assim podemos separar o que é aproveitável, o que temos que reformar e o que devemos acrescentar.

  • O Local:
    Geralmente os lugares perfeitos para esta decoração são locais antigos como depósitos abandonados, fábricas desativadas e zonas urbanas de construções antigas.
    Nestes locais encontramos os seguintes materiais:

Betão – Concreto – Cimento Queimado:

Betão_500x500-01.jpg
Betão – Concreto – Cimento Queimado

Este material pode estar presente em todo local, no piso, nas paredes, no tecto, nas colunas e vigas aparentes, nas bancadas e móveis. Para quem vai reformar, pode ser aplicado cimento queimado que também remete ao efeito industrial.

Blocos de Tijolo – Blocos de Betão:

Tijolo_500x500-01.jpg
Blocos de Tijolo

Muito comum nas construções antigas, compõe as paredes internas e externas, em alguns locais podem estar cobertas por reboco. Nas remodelações podem ser removidos os rebocos e nas adaptações de parede, podem ser adicionados novas paredes de tijolos.

Ferro – Aço – Aluminium:

Ferro_500x500-01.jpg
Ferro – Aço – Aluminium

Aparece principalmente nas vigas e colunas de construções com estruturas metálicas. Outras variações de metal aparece nas instalações elétricas, nos objetos de iluminação, as estruturas de escadas e nas janelas antigas. Para quem vai construir ou remodelar, já encontra estes materiais com grande variedade, desde as tubulações até os revestimentos de ferro oxidado.

Madeira:

Madeira-01.jpg

A Madeira tem sua alma rústica, mas não deixa de ser um material bastante industrial, principalmente se for antiga com a beleza da sua idade.
Presente no piso nas mais variadas formas, nas estruturas de construções urbanas, como revestimento de paredes, no tecto falso, portas, janelas, enfim…
Para quem vai iniciar do zero ou remodelar, é importante manter o aspecto da madeira, quanto mais rústico e envelhecida melhor. Caso não aplique na obra, será bom aplica-la na forma de móveis e objectos de decoração.

Nesta primeira parte já eliminamos as dúvidas dos materiais aproveitados ou que melhor devemos aplicar e assim deixamos de lado algumas dúvidas.
Se tens outras dúvidas e sugestões, não deixe de comentar!
Industrial Style é Branché!

Leia mais sobre Industrial Style aqui: Conheça o Estilo Industrial

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s