Declutter!

Esta é a nova palavra do momento que tem invadido os sites e blogs de decoração. Sem um termo mais especifico para tradução, encontramos o significado: “destralhar”. Ficou mais complicado? A palavra “tralha” é popularmente conhecido como velharia, algo antigo e sem uso e muito comum no vocabulário português do Brasil. Como para nós o mais importante não é a gramática, e sim o significado, vamos conhecer melhor o “declutter”, a arte do desapego!

Blog_2.jpg
A tão sonhada “organização”!

Nem sempre é fácil deitar fora aquilo que só ocupa espaço, temos sempre boas desculpas para manter algo dentro de casa por muitos e muitos anos, e muitas vezes ficarem esquecidos. Mas os tempos mudaram e o nosso dia-a-dia depende de pouparmos tempo e dinheiro. Por isso, o que esta em alta é o desapego ou declutter!
Já questionou-se quantas coisas foram compradas impulsivamente e sem necessidades ao longo do ano? Quanto dinheiro é desperdiçado e ocupam espaços importantes em casa? Com estas perguntas, a japonesa Marie Kondo fez sucesso com seu livro – ” A mágica da arrumação ” (2015).
É sempre bom refletir 15 a 20 minutos por dia e eliminar algumas coisas acumuladas. Para ajudar, encontramos algumas perguntas básicas para ajuda-lo nesta tarefa, confira:

1. Eu usei isso no último ano?
“Não” – É hora de desapegar.

2. Se eu fosse fazer compras agora, iria comprar isso?
“Não” – Não guarde.

3. Não jogo isso fora porque não quero desperdiçar dinheiro?
Pense nisso: você desperdiçou dinheiro ao comprar algo que não usa.

4. Estou guardando isso por valor sentimental?
Seja organizado e tenha uma caixa de recordações pequena para guardar alguns itens. Se preferir, tire uma foto das coisas que for jogar fora, assim que você pode guardar para sempre.

5. Eu tenho outro item com a mesma finalidade?
“Sim” – Então fique com um apenas.

6. Eu tenho um plano realista para usar isso?
Estipule prazos para o uso. Se não usar dentro desse prazo definido, não guarde!

7. Isso me serve? Combina com a minha casa?
Pense bem sobre o que manter – o seu espaço é sagrado. Você pode amar as peças, mas se a roupa não serve mais ou o item só ocupa espaço, desapegue.

8. Se eu consertar esse item quebrado, vou usar?
Conserte agora. Ou conserte nas próximas duas semanas, caso contrário, jogue fora. Durante o processo, pode aparecer um bloqueio sobre o desapego, e isso é normal. Mantenha o foco e aproveite esse novo hábito que, com a prática, fica cada vez mais fácil de executar.

Se o que impede é a ideia de deitar dinheiro no lixo, saiba que os itens podem ser vendidos, trocados, (existem inúmeras plataformas de venda e troca de objectos usados), doados ou reciclados.

Deixe suas dicas nos comentários!

1 thought on “Declutter!”

Deixe uma Resposta

